THAÍS FONTENELLE
Portfólio

Pesquisa
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS JOVENS TALENTOS PARA A CIÊNCIA – PJTIC
Análise Espacial e Sistemas de Informações Geográficas (SIG) como apoio ao Planejamento Urbano em Fortaleza.
Fortaleza é uma cidade marcada por um intenso contraste espacial e social que pode ser observado na dissonância entre seus lados Leste o Oeste. Esta diferenciação certamente é responsável pela criação de uma identidade que acompanha a vida de seus moradores e define territórios.
Tento como base o “Diagnóstico Sócio Participativo Grande Bom Jardim” concluído em 2004 pelo GPDU, formado por professores e alunos que fazem parte do curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Ceará, e em mente que, no contexto urbano brasileiro, grande parte das informações ainda não está disponibilizada no formato espacial e que isso tem gerado enormes prejuízos para a sociedade, realizamos uma pesquisa, cujo interesse principal foi a Análise Espacial e Sistemas de Informações Geográficas (SIG) como apoio ao Planejamento Urbano em Fortaleza, e que teve como campo de pesquisa a área do Grande Bom Jardim (GBJ).
A área do Grande Bom Jardim (GBJ) engloba cinco bairros da área municipal da cidade de Fortaleza: Bom Jardim, Granja Lisboa, Granja Portugal, Siqueira e Canindezinho. O GBJ localiza-se na porção mais a sudoeste do limite da cidade de Fortaleza e é conhecida pelos altos índices de pobreza e violência.
Além de investigar o papel do Sistema de Informação Geográfica (SIG) para a efetivação do planejamento urbano, foi de grande interesse o fornecimento de subsídios para a compreensão de algumas dinâmicas territoriais através de estudos de caracterização da realidade vigente.